Olha só, galera, que dúvida que tá rolando por aí! Sabe aquele eletroduto rigido, tipo reto, que o pessoal coloca dentro da parede? Então, peguei uma casa aí onde, pasme, uns 90% dela tá cheio desse tubo rígido.
Eita! Mas você sabia que lá pros lados do Sudeste e Sul, a rapaziada curte mais usar aqueles eletrodutos tipo sanfona, que a gente chama de conduíte? Pois é, mas em outras bandas do nosso Brasilzão, o povo nem olha muito pra eles.
E aí que tá: será que dá jogo botar esses eletrodutos retões direto nas paredes e lajes? Fica na fita, que vou te contar um babado sobre isso! E, olha, de lambuja, tenho uns 5 macetes que só a nata dos eletricistas sabe.
Bora descobrir? Cola com a gente!
Eletroduto rigido e norma regulamentadora
Mano, cês não vão acreditar na saga que foi descobrir essa fita toda!
Desse modo, a primeira parada foi dar uma fuçada na tal da norma NBR 5410, pra ver se o pessoal lá tinha deixado alguma dica sobre o assunto.
E olha, quebrei a cara, porque eles foram meio na miúda, sabe? Lá na Tabela 33, eles só falam de “eletroduto de seção circular embutida” e não tão nem aí se é rígido ou o sanfonadinho. Então, pelo visto, tanto faz!
Aí fui catar o que a galera das fabricantes falava sobre eletroduto rigido. Dei um alô pra Amanco e eles disseram que o eletroduto rígido é firmeza pra instalação elétrica de prédio, para colocar os fiozinhos e os aparelhinhos, tudo escondidinho na parede.
E a Krona? Ah, eles também foram na mesma vibe. Falaram que esse eletroduto rígido foi pensado pra ficar lá, bonitão, escondidinho, sem aparecer pros curiosos de plantão.
Então, família, parece que tá liberado! Seja rígido, seja flexível, o bagulho é deixar a instalação no grau, sem perrengue!
Quais as vantagens e contra indicações do eletroduto rigido?
Bora falar então dos prós e contras desse eletroduto rígido, que tá na boca do povo!
O lance é que esse eletroduto rigido tem uma vantagem: ele é liso por dentro! Pra quem tá ali no dia a dia puxando fio, é tipo um sonho, saca? Passa fácil, fácil.
Agora, segura a onda aí: nem tudo são flores! Nas curvas, especialmente aquelas de 90º, a coisa complica um tico. Por ele ser liso, o cabo pode dar uma enroscada, uma “pegação”, sabe? Diferente do conduíte sanfonado, que tem uma textura mais irregular e dá uma ajudinha nesse aspecto.
E, falando em burrada: você não vai acreditar! Tem nego por aí usando mangueira preta de jardim, aquelas de molhar planta, pra passar fio elétrico. Doidera total, né? Jamais faça isso! Essa parada não é feita pra aguentar fogo e muito menos pra coisa elétrica.
E não dorme no ponto: cuidado com as marcas de eletroduto! Tem umas bem “meia boca” por aí, vendendo baratinho, mas que na real? Não valem nada.
Agora, que você tá ligado na fita toda sobre o eletroduto rígido, bora parar de vacilo e fazer tudo certinho? Se liga aí que vem dicas quentes pra quem quer se garantir na profissão. Vamos nessa?
5 dicas úteis para todo profissional da Elétrica
1º Truque: Fazendo Ajuste na Hora
Tava vendo aquele vídeo lá? Onde precisou mudar um buraco de 3/4 de polegada para um de 1,5? Pois é, meu chapa!
Como não tinha a parada do tamanho certo, o que rolou? Improvisou! Prendeu na madeira e meteu uma serra copo de metal para alargar.
E olha, ficou show! Melhor que o original e ainda deu pra economizar uma corridinha até a loja.
2º Truque: Dando aquele jeitinho nas emendas
Mano, às vezes o eletricista tá na função e precisa juntar dois conduítes. Por isso, sem a emenda certa, o que fazer?
Sacou aquelas luvas, certo? Ou seja, pode usar uma do tamanho que você precisa, dá uma enrolada com fita isolante nas pontas e depois manda mais fita em cima pra ficar firmezão.
3º Truque: Diminuindo a Entrada
E se o camarada tem que fazer uma entrada menor no eletroduto, tipo de três quartos para meia polegada, e tá sem a peça certa? Aí o lance é usar um “unitude” e rosquear no condulete. E ainda manda uma luva redutora para fechar o serviço.
4º Truque: Passando Cabo no Solo
Para passar os cabos de boa, sem ajuda e sem zoar a capinha deles, uma dica de ouro é usar tubos flexíveis de borracha.
Sendo assim, passa o tubo pelo conduíte e deixa um pedaço pra dentro. O cabo vai ficar protegidinho e, depois, dá pra fazer uma curva top na parede.
5º Truque: Orçamento no 4.0
Portanto, para fechar com chave de ouro: você ainda tá fazendo orçamento na base do papel?
Mano, tá na hora de evoluir! Recomendo demais o app da Engehall. Por quê? Mais de 85 mil pessoas estão usando pra fazer orçamento de forma firmeza, rapidinho e sem erro. E o melhor, ainda tem umas funções maneiras como calculadora automática de preço.
E aí, bora aplicar esses truques e deixar sua rotina mais tranquila? Se liga e manda ver!
Conclusão
E aí, galera, chegamos na reta final desse papo e o que dá pra sacar de tudo isso?
Primeiro: dá sim pra usar eletroduto rigido em paredes e lajes. Mas olha, não sai metendo qualquer jeito, não!
Sempre segue direitinho as regras, dá uma olhada nas recomendações dos fabricantes. E por favorzão, nada de usar coisas que não são para elétrica, hein?
E fica esperto com as marcas, vai nas que têm boa fama.
Bom, outra coisa massa que dá pra cravar é que, depois desse nosso bate-papo, tenho certeza que sua vida de eletricista vai ficar bem mais tranquila com as dicas que passamos. Por isso, espero que tenha curtido!
E olha que não para por aqui, não!
Sendo assim, para continuar aprendendo uns macetes top e dicas que vão te ajudar em casa ou no trampo, fique de olho nos nossos papos aqui. Sendo assim, garanto que você vai dar aquele up nos seus skills. Valeu, galera! Forte abraço e até a próxima parada!