Os recursos de comunicação estão cada vez mais aprimorados. Hoje, nos comunicamos por intermédio de muitos programas que nos acarretam este contato mais próximo, seja com nossa família, colegas ou no ambiente de trabalho. No entanto, faz-se preciso precavermos acerca dos Smartphones. Você tinha ideia que um celular hackeado pode causar inúmeros problemas para o seu cotidiano, não?
Nesse artigo a gente vai mostrar determinados cuidados que são essenciais a fim de que você não sofra deste infortúnio. Visto que, se seu celular for clonado, corre o perigo de você ter suas chaves eletrônicas descobertas, conversas “vazadas”, extravios de documentos relevantes, entre outros.
Não desperdice mais tempo e veja agora mesmo como proceder para evitar esse problema, tal como descobrir se seu iPhone já se encontra clonado. Preparado?
5 indícios que indicam que você conta com um celular hackeado
Problemas de carga
Antes da notoriedade do iOS e do Android, problemas de carga eram um vestígio infalível de um celular hackeado . E baterias bem quentes seguem sendo uma preocupação no momento em que nos referimos aos Celulares.
Se você estiver utilizando 100% do seu telefone celular, usando inúmeros aplicativos, então provavelmente está acostumado com uma bateria sobreaquecida. Você é capaz de até mesmo ter conduzido o telefone na loja e perguntado acerca disto, somente para ter certeza de que isto é normal em Celulares.
No entanto, também pode ser um indício de que algum aplicativo está operando em segundo plano, permitindo que algum indivíduo o espione. Compreenda que antigos dispositivos não detêm uma energia excelente, então retire qualquer hipótese a fim de compreender o que está acarretando isso.
Acréscimo da utilização de dados
Você tem que prestar bastante atenção nas suas contas de telefone. Com isso, você é capaz de poupar muito dinheiro, visto que você vai poder ver se alguém está efetuando ligações sem você saber. Assim como um jeito de descobrir vírus.
Entendemos que diversos aplicativos usam muitos dados, mas é bem fácil reduzir o uso de dados do seu aparelho. Isto vai auxiliar particularmente quando estiver entrando em uma rede de Wireless. Mas, apps maliciosos utilizam o seu pacote de dados para enviar informações a respeito de você para uma fonte externa.
A menos que você baixou atualmente um app que requer muita carga e dados, entenderá quantos dados você usa por mês. Se isto ampliar radicalmente, precisa descobrir por qual razão está acontecendo. Se não consegue encontrar o porquê, talvez um 3º esteja interceptando suas informações .
Softwares e propagandas indesejadas
Estamos tão acostumados com a interface do nosso telefone que é fácil não se lembrar que você baixou um software. É capaz de ficar lá despercebido por alguns ótimos meses ou até você redescobri-lo. Porém, é fundamental conhecer exatamente o que se encontra no seu telefone, notadamente aqueles programas que são operados em segundo plano.
Um destes é o Hummer, um cavalo de Troia que afetou aparelhos Android em todo o planeta na ocasião em que despontou no ano de 2014. Com altas concentrações de celulares hackeados em lugares como Índia e Filipinas, tornou-se o vírus de Android mais habitual internacionalmente.
Com uma média cotidiana de 1,2 milhões de dispositivos afetados, o Hummer pode gerar um tráfego imenso de spans, devido a isso, no momento em que perceber um acréscimo na utilização de dados, procure orientação técnica, visto que este vírus também está sendo espalhado em todo o planeta.
Problemas de desempenho
O Hummingbad, um cavalo de Troia similar ao Hummer, já afetou aproximadamente 10 milhões de vítimas. Tal como ocorre com o Hummer, ele encontra seu acesso num aparelho no momento em que o utilizador baixa acidentalmente um software que está simulando ser outro programa – uma variante adulterada do YouTube ou WhatsApp, por exemplo.
Bandidos virtuais estão fazendo 300 mil dólares mensalmente, executando tais softwares e gerando anúncios pop-up. O vírus inclusive é capaz de ter acesso aos seus dados e, então, expõe descrições para um servidor controlado pelo Yingmob, um grupo de hackers da China. Isto quer dizer que eles podem captar a maior parte das suas mensagens.
Todos esses dados que encontram-se sendo transmitidos e recebidos diminuem imensamente o desempenho do seu telefone. E isso não se aplica só ao Hummingbad – você notaria complicações de comportamento deste tipo com qualquer outro software maléfico.
Mensagens incomuns
O que é capaz de aparentar somente um desconforto, spam ou uma numeração errada pode, na realidade, ser um alerta de que algo não está certo com seu Smartphone.
Mensagens de SMS suspeitas contêm uma série aleatória de algarismos, letras e símbolos, o que pode aparentar, inicialmente, só estranho, porém não necessariamente malicioso.
O motivo mais provável disto é uma falha no spyware usado pelos criminosos virtuais. Se ele não é instalado acertadamente, essa mensagem surge em sua caixa de entrada, quando era para ter passado despercebida.
Da mesma forma, se seus amigos ou familiares avisarem que você está lhes encaminhando textos estranhos ou e-mails, isto é um indício de que você está com o celular hackeado.
Celular Hackeado: Conheça o que Fazer
Você sabia que você é capaz de ter o celular hackeado e que as chances de isso ocorrer são bastante maiores do que você imagina? Conforme a Nokia, a quantidade de dispositivos infectados por vírus e malwares não para de aumentar, tendo atingido os níveis mais altos possíveis no último ano.
A maioria dos equipamentos envolvidos é Android, mas proprietários de iPhones ainda não estão a salvo. O pior de tudo é que diversas vezes o utilizador nem mesmo sabe que conta com um celular hackeado. Dessa maneira, identificar que o seu aparelho foi hackeado é tão importante quanto conhecer como se resguardar.
Neste artigo, abordamos uma sucessão de orientações práticas para que você seja capaz de saber como este empecilho pode se tornar uma ameaça significativa, afetando as suas informações pessoais e podendo representar ainda mesmo a perda completa do seu telefone celular.
Diminuição da capacidade da Bateria
Um dos primeiros sintomas que um celular hackeado manifesta é o de uma duração de bateria muito curta. Isto ocorre porque, nessa situação, pode haver um ou mais apps rodando em segundo plano, consumindo toda a energia do seu aparelho. Quanto mais softwares maliciosos houverem, maior será o gasto.
Se, na realidade, possuir um celular hackeado, procure desabilitar o uso de dados em segundo plano, desinstalando aplicativos só para checagem. Por fim, faça um backup e restaure as opções de fábrica caso o problema continue.
Dados sumindo sem interrupção
Da mesma maneira que softwares maléficos absorvem a energia da bateria do telefone celular em segundo plano, há Malwares e vírus que usam o seu plano de dados para acessar certos conteúdos ou propagar informações dos mais diversificados tipos na rede.
A fim de conseguir esta conexão, aproveitam-se não apenas no momento em que você está logado em uma rede Wireless, porém de outras conexões 3G e 4G. Deste modo, a principal maneira de entender como está o seu gasto de dados é baixando o app oficial da operadora. Caso o consumo esteja demasiadamente alto de um dia para o outro, suspeite.
Outra forma eficaz de aliviar o inconveniente é desativar o uso da rede de dados quando você não estiver empregando. No entanto, caso isso não resolva o problema, novamente, a melhor opção é recuperar as configurações de fábrica.
Demonstração de propagandas
Vários aplicativos que você baixa na Play Store contêm anúncios. É a apresentação delas que permite que o desenvolvedor seja remunerado, particularmente em softwares de graça. Entretanto, algumas pessoas mal-intencionadas vão além e introduzem spywares no seu aparelho para que publicidades aleatórias sejam mostradas em vários lugares.
Fora delas deixarem o seu celular mais lento, uma vez que é preciso carregar mais itens antes de executar uma certa tarefa, as publicidades indesejadas gastam inclusive o seu plano de dados. Enquanto isso, a pessoa mal-intencionada, o qual conseguiu colocá-las dentro do seu telefone, ganha alguma verba quando uma propaganda aparece.
Uma excelente dica a fim de espantar este empecilho definitivamente é baixar um software antispyware e executá-lo. A maioria dos softwares disponíveis atualmente são capazes de identificar as grandes ameaças, removendo-as diretamente ou apontando para você em que lugar elas estão.
Emissão e recebimento de SMS suspeito
Se os seus amigos estão reclamando que você está emitindo mensagens de texto estranhas para eles ou se você está recebendo informações esquisitas por meio de mensagens, esse é um grande indício de alerta. Isto significa que você encontra-se com um celular hackeado.
Além do mais, há programas feitos a fim de examinar essa fragilidade nos aparelhos, acessando a sua lista de contatos e enviando links que direcionam para páginas maliciosas. Softwares antispyware tem o costume de dar conta do recado e detectar a fonte da vulnerabilidade, no entanto é indispensável que ele esteja instalado e funcionando também.
Obtenha aplicativos confiáveis
No momento em que um software é colocado na loja oficial, primeiro ele passa por uma verificação por parte da Google ou da Apple. Isso reduz significativamente as chances de que ele esteja infectado com itens maliciosos. Entretanto, quando você instala apps duvidosos, você está dando brechas para possuir um celular hackeado.
Um celular hackeado pode gerar tantas dores de cabeça quanto um telefone furtado. A diferença é que na hipótese de furto há como se defender se você tem um seguro para celular. Você pode até passar por uma circunstância constrangedora, porém no fim é capaz de readquirir a grana investida.
Já na hipótese de um celular hackeado, suas perdas podem se tornar irreversíveis. Descrições financeiras roubadas, dados de celular usados e que não serão repostos, além da possível perda de dados primordiais.
Por essa razão, a recomendação determinante é que, além de ter sempre instalado e operante um programa antivírus, antimalware e antispyware, o melhor é que você possua inclusive um desempenho seguro. Prevenir é a saída!
Proteja seu Smartphone – Entenda como
Existem diversos perigos para a segurança dos seus aparelhos. É por causa disso que você precisa tomar medidas rápidas para travar o seu aparelho ou tablet. Iremos olhar para as configurações que você necessita mudar e os aplicativos que você necessita instalar no seu equipamento Android, Apple ou Windows a fim de manter hackers distantes.
Defina um código PIN ou senha
Você tem necessidade de usar a tela de bloqueio que requer uma senha para continuar, com uma boa senha. Esse código deve ser uma coisa que não é fácil de adivinhar. Algo como 1-2-3-4 ou 0-0-0-0 não vai dar certo.
Dispositivos da Apple fazem você configurar uma senha para a tela de bloqueio da primeira vez que você usá-los. Contudo, caso você tenha criado a senha há certo tempo, talvez seja hora de mudá-la. Vá em Configurações; Código de acesso, e edite o seu código de acesso.
Para Android, vá para Configuraçõest; Tela de bloqueio para criar um critério em desenho, PIN ou senha. Você pode testar todos os três e ver qual deles oferece o melhor equilíbrio entre proteção e comodidade. Determinados aparelhos Android integram o reconhecimento da face e desbloqueio por voz, porém não são tão protegidos.
Para telefones com Windows, se encaminhe para a tela “Iniciar” e toque em Configurações; Tela de bloqueio para configurar o código de acesso. Na configuração da tela de bloqueio, para qualquer dispositivo, assegure-se de determinar o seu aparelho para bloquear automaticamente depois de alguns minutos de inatividade.
Verifique a origem dos aplicativos
No momento em que você verifica a proveniência de um software, você não possibilita para adquirir um celular hackeado. Você pode reduzir o risco ao instalar software a partir das grandes lojas de softwares: Google Play, Amazon Appstore, a Apple iTunes e Windows Store da Microsoft. Softwares de equipamentos da Apple e dispositivos com Windows são mais protegidos. Já o Android, exige alguns cuidados.
Com o objetivo de se comprovar de que você não instale apps Android suspeitos, se encaminhe para Configurações; Segurança e cancele a alternativa “Fontes desconhecidas”. Só porque um app encontra-se em uma loja oficial não garante que é completamente seguro. Você inclusive pode conferir opiniões e ir ver o site oficial do software.
Mesmo aplicativos legítimos são capazes de pegar informações do seu telefone que você pode não desejar compartilhar. É por causa disso que você necessita averiguar as permissões do aplicativo antes de instalá-lo. É fundamental saber quais informações de seu aparelho o aplicativo possui acesso. Quanto menos informações, melhor no quesito segurança.
Acione a localização remota
Se o seu dispositivo for extraviado ou furtado, os aplicativos de rastreamento são capazes de apontar precisamente em que lugar o telefone está. Estes apps inclusive permitem que você limpe informações sensíveis remotamente. Se o seu telefone celular acabar em mãos erradas, você é capaz de certificar-se que outro indivíduo não acesse suas descrições.
Utilizadores do iOS têm o Find My iPhone. Para ativá-lo, vá para Configurações; iCloud, ligando a opção “Find My iPhone”.
Os usuários de Android possuem o gerenciador de equipamentos Android. A fim de habilitar o rastreamento, inicie o aplicativo, conecte-o a uma conta do Google e siga as orientações. Para telefones com Windows, existe o recurso “Find My Phone”. Para ajustá-lo, se dirija para Configurações; Find My Phone, ativando a alternativa.
Dados do telefone celular – Descubra como protegê-los
Um dos maiores inconvenientes ao perder um telefone é permitir que outra pessoa tenha acesso a todas as suas descrições que podem ser acessadas pelo Celular. Várias vezes, os utilizadores deixam acessíveis todos os aplicativos sem que a outra pessoa que esteja em apropriação do celular tenha dificuldades em acessá-las.
É importante tomar alguns cuidados na hora de pôr descrições no seu Smartphone, afinal de contas, você jamais sabe quando vai poder perdê-lo ou ser furtado por aí afora. Abaixo, juntamos cinco sugestões que vão deixar a tarefa de qualquer pessoa desonesta mais complexa no momento de acessar as informações de seu celular e que irão assegurar a integridade e a privacidade dos seus dados.
Bloqueie a tela do seu celular
Esse é um dos procedimentos mais populares para impossibilitar terceiros a utilizarem seu celular. O bloqueio da tela inicial do telefone celular é um obstáculo que qualquer um vai precisar desafiar sem antes ter tido permissão a qualquer informação contida no aparelho. O recurso é simples de ajustar, onde o usuário escolherá por uma senha deslizante, numérica ou um código PIN.
O iPhone 5S possui um recurso muito mais moderno. A Apple introduziu o scanner de digitais o qual possibilita que apenas o proprietário do equipamento consiga desbloqueá-lo com a sua digital. Do contrário, não adianta nem sequer o ladrão ou outra pessoa desonesta tentar adivinhar a combinação da tela de bloqueio.
A desvantagem desse mecanismo é que se torna desconfortável ter que desbloqueá-lo todas as vezes que for necessário usar o aparelho. A dica para diminuir isso é lembrar-se de ativar a tela de bloqueio apenas quando você não estiver em casa.
Utilize recursos remotos
Recursos remotos ainda são desconhecidos por grande parte dos usuários. Mas, eles são muito úteis na hora de achar um Smartphone perdido. Para quem tem iPhone, a Apple pôs em seu aparelho, a começar da variante três. 0 do iOS, o recurso “Buscar Meu iPhone”.
Por intermédio dele é provável que o proprietário descubra onde o seu dispositivo está se o tiver perdido, esquecido em algum local ou tenha sido roubado e deseja saber precisamente em qual lugar achá-lo. O legal é que o aplicativo da Apple faz mais do que exibir ao usuário onde o seu aparelho se encontra.
Você pode optar travar imediatamente o seu equipamento e emitir uma mensagem com um celular para contato para que a pessoa que encontra-se em domínio do seu iPhone consiga realizar o contato com você com o objetivo de devolvê-lo. Existe ainda a tarefa “Apagar iPhone”, que apaga todos os dados do equipamento.
Para você efetuar a ativação, basta acessar a página do iCloud e ir até o menu “Configurações”. O recurso é ofertado para todos os aparelhos da Apple, desde iPods e iPads, a Macs.
Se almeja um sistema similar da Apple compreenda que estes têm suporte para consultas por meio de sua conta pessoal Google. Esse serviço chamado de Gerenciador de Dispositivo Android pode exibir a localização de seu dispositivo dentro de um mapa, além de apagar os dados presentes no Smartphone e proporcionar o bloqueio do aparelho remotamente.
Para isto, basta acessar o app Configurações do Google e dirigir-se para a opção Gerenciador de Dispositivo Android para ativar as opções. Se você tem o hábito de desativar o serviço de GPS para economizar bateria, você não poderá saber em que lugar seu celular se encontra.
Faça backup de seus programas
Este ainda é um dos métodos bastante utilizados por muitos utilizadores. Fazer backup de seus arquivos é uma excelente ferramenta. Não unicamente assegurando a segurança das informações, como para salvar-se de problemas caso você seja roubado ou não o ache.
O Google fornece em seus aparelhos Android a proteção de todos os dados inclusos nos aplicativos. Tal como senhas de rede Wi-Fi, preferências do telefone celular e outras informações. Para ativar essa segurança, basta ir até a seção Backup e Restauração em Configurações.
Desse modo, tudo irá ficar salvo na nuvem se você precisar restaurá-los posteriormente. Semelhantemente, a Apple oferece opções de backup para seus usuários. Na seção Armazenamento e Backup, nos ajustes da página do iCloud.
Fotografias, músicas e vídeos são arquivos que não devem ser desprezados e carecem estar seguros contra pessoas desonestas. Por causa disso, o melhor é realizar o backup de todos esses arquivos de mídia em softwares como o iCloud, Dropbox, OneDrive e Flickr.
Criptografe seus dados
Todas as sugestões que dizemos já afirmam uma ótima proteção de seus dados em seu celular ou outros equipamentos. Contudo nenhuma delas será tão eficiente e protegerá seu aparelho da petulância de outros indivíduos quanto a criptografia de dados.
Criptografar dados assegura um nível maior de segurança, coibindo ainda mesmo hackers de possuírem ingresso às suas informações. Se você tiver conteúdo de grande significatividade em seu equipamento é aconselhável utilizar esta dica desde então. Com isso, você estará, ainda, se assegurando de não possuir um celular hackeado.
Isso é possível de ser feito na ocasião em que você configura um código para o aparelho nos equipamentos iOS. Para fazer este procedimento é necessário acessar Ajustes; Touch ID e Código (no iPhone 5S) ou Ajustes; Código (outros modelos) e clicar em “Ativar Código”.
No BlackBerry existe um recurso disponível parecido com o da Apple. Nessa situação, basta ir até a repartição Configurações, depois Segurança e a seguir Encriptação. Aparelhos com Windows Phone também oferecem esta ferramenta.
O Windows Phone 8 de modo automático efetua a encriptação dos dados que encontram-se contidos no cartão de memória. Mediante o Encryption, este impede que os dados contidos no dispositivo possam ser lidos sem que você autorize.
Entre os malefícios da encriptação dos dados está o caso de que certas operações do seu celular são capazes de ficar mais lentas, pois todas as informações devem ser decodificadas antes de serem acessadas.
Configure seus softwares
Os próprios softwares possuem algumas formas de evitar que alguém consiga pôr conteúdos ou possuir acesso a descrições sem seu consentimento. O Facebook, um dos aplicativos mais utilizados nos Smartphones, concede a alternativa “Onde Você está Conectado”, que pode ser acessado na seção Segurança dentro da página Configurações.
Por meio deste recurso é possível que você veja quem está conectado em sua conta e, caso deseje, desconectá-las.
Os emails ainda podem ficar salvos caso você utilize o Gmail, por exemplo. Encontrado no canto inferior direito da caixa de entrada, o link “Detalhes” também possibilita ver quem esteve conectado no seu perfil e fazer a interrupção de qualquer atividade questionável.
Muitos outros apps também possuem esse mesmo tipo de função, que é capaz de auxiliar você a apurar quem está entrando em suas contas e apps impropriamente.
Com a utilização dessas dicas, fica muito mais simples conseguir achar seu dispositivo ou proteger os dados inclusos nele. É fundamental que, caso você tenha perdido seu telefone celular ou tenha sido furtado, acesse imediatamente suas contas a fim de que consiga desempenhar o bloqueio de seu dispositivo e da visualização de suas descrições o mais rápido possível.